Catedral de Orvietto; feeria de cores numa fachada gótica

Catedral de Orvietto

Catedral de Orvietto; feeria de cores numa fachada gótica
Estamos diante de uma feeria de cores sobre uma fachada estritamente gótica! Trata-se da fachada da célebre Catedral de Orvieto, na Itália.

A rosácea – a única que existe na fachada – fica dentro de um quadrado, o qual não se diria bem exatamente gótico. Há nele qualquer coisa de clássico, mas que se encaixa tão perfeitamente dentro do estilo gótico que não se tem o que reparar.

A cor escolhida é a mais esplendorosa das cores: o ouro.

Toda a fachada apresenta um fundo de mosaico dourado. É um mosaico de tal qualidade, tão rutilante e tão magnífico, que sendo esta igreja do século XIV, tem-se a impressão que sua construção terminou ontem.

Nesse sentido, ela não apresenta a poesia do granito, o qual fica mais belo à medida que envelhece. O velho granito que desafia todos os tempos e todas as intempéries, tem a sua beleza. Ele fala da eternidade na medida em que resiste ao tempo e afirma a sua existência contra o tempo. Passam as eras, mas o granito fica.

A Catedral de Orvieto, pelo contrário, apresenta-se como que concluída ontem. Os invernos e as tragédias da História passaram por ela, sem a atingir em nada. Ela permanece magnífica, esplendorosa. O mosaico de Orvieto se reporta para a eternidade no sentido que ignora o tempo. Não resiste a este porque não tem nada a ver com ele. O tempo não o atinge. O mosaico está lá e está acabado!

Nesse mosaico vêem-se vários grupos humanos. Em cima, uma cena: a da Coroação de Nossa Senhora. Depois, à direita e à esquerda da rosácea, outros agrupamentos. No alto das portas – quer dentro, quer fora das ogivas –, figuras coloridas também. O colorido está por toda parte. Não são cores de estardalhaço, mas são todas cores muito vivas.

Quem fez isso não tinha o gosto das cores pálidas e discretas. Estas têm a sua beleza que se perdem umas nas outras e se confundem ou se fundem umas com as outras, mas não é a beleza que está aqui. Aqui estão as cores definidas, que têm vida própria. De tal forma que cada grupo é uma sinfonia de cores especiais.

Assim, a beleza do colorido aplicado sobre a fachada de linhas góticas nos dá a idéia do que seria uma síntese entre forma e cor.

Desenho e cores sublimes

Velha disputa entre os artistas. O que apresenta mais esplendor: a forma ou a cor? Num quadro, o que é mais notável: o desenho ou o colorido?

A esse respeito há duas grandes escolas de arte italianas divergentes entre si. A escola florentina toda feita de desenho, pobre intencionalmente de colorido para que o desenho ressalte, e a escola veneziana, magnífica em coloridos e tendo apenas o desenho necessário com o intuito de dar pretexto para as cores se mostrarem.

Antes dessas duas escolas se diferenciarem e polemizarem, já havia uma magnífica síntese das duas na Catedral de Orvieto.

Beleza inatacável transcende menosprezo dos homens

Nota-se a quantidade de trabalho em pedra; nas coluninhas, na rosácea, no quadrângulo, nos florões, nos rebordos. Os homens que construíram essa Catedral eram homens que trabalhavam sem pressa de acabar e que morriam em paz diante da igreja inacabada, certos de que as gerações futuras haveriam de concluir sua construção.

Esta é uma igreja inatacável em sua beleza. Não vejo que seja possível fazer qualquer reparo, qualquer reserva em relação a ela. Pode-se preferir outras. Depende do gosto individual, mas impugnar esta igreja em algo, não vejo que seja possível.

Ela está isolada no meio dos outros edifícios, como que dizendo: “Vós me ignorais mas também eu vos ignoro. Se não quereis olhar-me e não quereis reconhecer a minha beleza, ela aqui está de pé para vos julgar. Um dia prestareis contas ao Juiz eterno. Quanto a mim, a minha conversa é com o sol, com a lua e com o vento…”.
_______________________
Plínio Corrêa de Oliveira
Cadastre seu email para receber as atualizações do blog Cultura Católica
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: