Da glorificação de Jesus Cristo: A Ressurreição

A Ressurreição de Jesus Cristo

Da glorificação de Jesus Cristo: A Ressurreição
· Foi necessário que Jesus Cristo ressuscitasse glorioso?

* Sim; porque Deus estava obrigado a manifestar a sua justiça, exaltando àquele que se havia humilhado até à morte, e morte de cruz; porque era conveniente esta suprema prova da divindade de Cristo, para robustecer a nossa fé, arraigar a esperança, orientar e conformar a nossa vida transformada em ressurreição espiritual, com a de Jesus ressuscitado; e, finalmente, para que o Redentor desse manifestações, em sua própria pessoa, dos maravilhosos dotes da vida gloriosa, a que nos destina, e que começou com a sua Ressurreição. (LIII,1)
· Quais foram os dotes do corpo de Cristo ressuscitado?

* O corpo de Cristo ressuscitado foi o mesmo que ficou pendente da cruz, e que os discípulos desencravaram e depositaram no sepulcro; porém, desde o momento da Ressurreição, possui os dons gloriosos da impassibilidade, da sutileza, da agilidade e da claridade; como transbordamanto da glória da alma em liberdade, com toda a abundância e plenitude se lhe comunicavam, fazendo participante o corpo da sua perfeição. (LIX,1-3)

· Conserva o corpo de Cristo, depois da Ressurreição, as cicatrizes dos pés, das mãos e do lado?

* Sim, e é conveniente que as conserve, a fim de que contribuam para a sua glória, como troféus de vitória sobre a morte; porque serviram para convencer aos discípulos da verdade da Ressurreição; porque são no Céu como uma súplica viva, dirigida à clemência e misericórdia do Pai; e porque servirão para confundir os inimigos da Cruz no dia do juízo final. (LIV,4)

(“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, em forma de catecismo para uso de todos os fiéis” do Pe. Tomás Pègues, O.P. – para o cotejo desse texto com o texto do Santo, estão citadas as questões e os artigos, indicando as primeiras com caracteres românicos e os segundos com caracteres arábicos.)
Cadastre seu email para receber as atualizações deste blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: